O silêncio é um amigo que nunca trai. *

De vez em quando a gente aprende. Desde que estejamos abertos a isso, obviamente. A vida sempre tem lições a nos ensinar. Alguns de nós demoram mais, outros menos pra aprender certas lições. Algumas vezes, precisamos repetir algumas aulas, pra frisar!

Ultimamente tenho aprendido uma lição importante sobre o silêncio e a hora certa de falar. Claro que eu não sei nada sobre isso! Quando eu era pequeno eu era tão tímido que praticamente não falava com ninguém mais do que meus familiares mais próximos.  Depois da adolescência, abriu-se um  aparelho “falador” em mim que ficou difícil controlar e filtrar.

Surpreendentemente pra quem me conheceu na infância, me tornei uma pessoa que não só fala demais, como fala até coisas que não deveriam ser ditas. Para alguns, me tornei um comentador polêmico, em alguns momentos, coloquei minhas opiniões de formas tão “fortes” que incomodaram e até causaram problemas.

Hoje, estou tentando reaprender a ficar calado. É uma difícil lição essa.Uma sábia amiga já me ensinou, certa vez: “Se não for pra edificar, melhor calar!” Uma boa dica é procurar falar mais quando estiver agradecido e feliz. Quando estiver irado, chateado, triste e magoado, o melhor é ficar quieto mesmo e esperar a ira passar. Outro sábio amigo me deu um conselho, uma vez: “Nunca tome decisões com raiva!” Essa é, em tempos de redes sociais, uma das lições mais importantes que estou tentando colocar em prática.

Não se trata de se calar diante de injustiças, mas de saber falar. Falar de forma a ser ouvido e compreendido. É preciso protestar contra injustiças e em voz alta! Não é sobre isso que estou falando. Estou falando de opiniões pessoais. A maioria das pessoas não sabe debater temas sem levar a briga pro lado pessoal e acaba se ofendendo com a opinião dos outros. Em geral, quem fala com paixão, parece mesmo colocar o coração naquilo que acredita e deve ser isso que causa tanto problema: acreditar no que diz!

Na dúvida, o respeito e a educação ainda são os melhores termômetros! Já disse vovó: “Silêncio é ouro!” Ainda estou aprendendo…ainda tenho um longo caminho à minha frente!

* O título de hoje é uma frase de Confúcio.

Deixe um comentário

