Afasta de mim esse “cale-se”!

Recentemente assistimos de camarote à “saia justa” da (ex) esposa de Caetano Veloso no programa de TV a cabo de mesmo nome! A dita cuja se atracou verbalmente a uma das apresentadoras do excelente programa num único round de luta pela questão das biografias não autorizadas. Ela defendia o direito do ex marido do qual hoje é empresária, de controlar e censurar (ora,veja!) autores mal intencionados que venham a “denegrir” a imagem do santo em tais obras.

Juntando-se a este coro, parece que temos Djavan, Chico Buarque (aquele que também foi exilado, autor da frase usada como título de hoje) e Roberto Carlos. Bom, este, apesar de eu ser um cafona fã de suas músicas, não surpreende ninguém!  Outro dia mesmo foi divulgado o nome do “rei” numa lista de queridinhos dos generais na ditadura. A Comissão da Verdade chegou a levantar a hipótese dele e outros, serem informantes do DOPS. Não sei se procede, mas não seria surpresa também.

Belo exemplo, hein ? Bem dizia o ditado antigo: “Todo demônio, depois de velho, vira abade!” Definitivamente, está explicado porque as composições desses cavalheiros perderam tanto em conteúdo da época em que eram perseguidos, exilados e torturados pra hoje. Não podemos julgá-los. Eles sabem, como disse Caetano, “a dor e a delícia de ser o que são”; eles que sabem os traumas que as torturas os deixaram e como lidaram com elas, mas daí a de oprimido passar a opressor, justamente no que diz respeito à arte, à cultura e à liberdade de expressão, francamente…

Do que eles têm que se envergonhar, gente? De quebrar tabus? De tentarem mudar o mundo? De tentarem ser revolucionários ? Ou de mudarem suas posturas revolucionárias com o passar dos anos? Já dissemos: a idade os outorga essa liberdade! Eu teria vergonha de estampar a capa da revista Caras! Aliás, foi isso que o nosso supra gênio-genioso Caetano fez com a Paulinha! Paulinha, apelido carinhoso da ex esposa e atual empresária e protetora da privacidade!

Faça-me o favor! “Cala a boca, Bárbara!” *

*”Cala a boca, Bárbara” é outro título de uma música de Chico Buarque.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s