“Uma mulher sem um homem é como um peixe sem uma bicicleta.” *

Nesta última semana, na verdade, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, diga-se de passagem, e menciono por ser relevante para o tema;  fui estarrecido com duas notícias envolvendo mulheres: a primeira, mostrava o escândalo que uma senhora de 71 anos (rica e famosa, mas uma senhora) causou ao postar numa rede social uma foto sem maquiagem. Fãs “elogiando, dizendo que continuava “linda apesar de…” e outros, mais agressivos a chamando de “múmia”, etc. A senhora em questão é a atriz Susana Vieira, que a despeito de seus 71 anos, ainda permanece viva e com saúde, obrigado, mesmo depois de postar essa tal foto sem maquiagem.

A segunda notícia foi de uma jovem sul coreana de 29 anos que cometeu suicídio após ser rejeitada por 3 homens num reality show que pretende arrumar casais. A dita cuja foi encontrada no quarto do hotel enforcada no fio do secador de cabelos. A emissora se desculpou em rede nacional, não exibiu o episódio da semana, mas se ausentou de qualquer culpa pelo ocorrido. Os 3 galãs que rejeitaram a moça, foram tentar conquistar outra, no mesmo programa, ainda.

Ler notícias como  essas me preocupam um pouco sobre o que estamos fazendo de errado.  A ditadura da beleza, da estética perfeita e também de uma “pseudo” felicidade conjugal pra todos, oprimem uma pessoa ao ponto extremo da morte.  No primeiro caso, não se pensou que se trata, já disse, de uma senhora de 71 anos, mas exige-se dela que seja impecavelmente linda como nem que ela quisesse, poderia ser mais, nessa idade. Vamos pensar nas nossas avós quando chegaram, se chegaram, aos 70 ? Levando em conta as diferenças financeiras, claro…

Mas o segundo caso é ainda mais grave. Quem disse a essa jovem que ela não poderia ser mais feliz a menos que estivesse em um relacionamento com um homem? (só pra constar, foi essa frase que ela deixou em seu bilhete de despedida: “Não posso mais ser feliz!”). Quem ensinou a essa criatura que a felicidade dela depende exclusivamente de uma área de sua vida e uma área tão frágil ? Quem mentiu pra ela de que ela tinha que ser aceita e entrar numa roda da fortuna e ser a feliz escolhida de 3 (perdoem a expressão) babacas que pensam que são tão bons assim?

Ainda vemos uma cultura estúpida como essa reinando em nosso mundo.  Ainda existem pessoas mesquinhas que acreditam que a estética e o que uma pessoa aparenta defina o que ela de fato, seja. Ainda existem pessoas medíocres que acham que a felicidade está diretamente atrelada a um relacionamento conjugal e que pessoas solteiras são, de alguma forma, fatalmente infelizes ou mais “perigosas” porque estão livres e podem dar em cima de todo mundo. Como se pessoas casadas e infelizes não representassem perigos iguais ou ainda maiores nesses quesitos…

Me perdoem os machistas de plantão, não sou feminista e nem quero comprar brigas, mas será mesmo justo que uma senhora, seja ela famosa ou não, não possa encarar seus fios brancos e rugas com a dignidade de quem venceu na vida e alcançou a longevidade? Será justo uma jovem que poderia ser bem sucedida no trabalho e em tantas outras áreas de sua vida, precise se matar por achar que depende de um parceiro amoroso pra ser feliz ? Será que essa é uma causa feminista ou humanitária? Como disse uma amiga minha, mais ou menos, um ano atrás: não precisamos ser feministas, precisamos ser justos.

*O título de hoje é a frase de uma célebre jornalista (Gloria Steinem) dos EUA que ficou famosa por seu engajamento feminista e sua atuação como palestrante e escritora na década de 60.

Anúncios

Um pensamento sobre ““Uma mulher sem um homem é como um peixe sem uma bicicleta.” *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s