Drão

Todo mundo sabe que o título acima é de uma canção de Gilberto Gil. Pouca gente sabe que é minha canção preferida dele. Algumas pessoas sabem que ele a compôs em homenagem à sua ex esposa, Sandra, mãe de Preta Gil, logo após sua separação. O apelido de Sandra é Drão, que seria o aumentativo de Sandra, Sandrão, Drão.

A letra dessa canção é uma lindíssima poesia falando da separação, dos filhos, da cama de tatame em que eles dormiram por anos e do amor, da transformação desse amor ao longo do tempo. Afinal, o amor é como um grão: morre-nasce trigo; vive-morre pão.  Me peguei pensando sobre meus amores. Temos a tendência de falar de ex amores ou antigos amores. Fato é que Gil tinha toda razão, danadinho! Não temos ex amores. Temos amores que se transformam.

Alguns se transformam em amizades lindas, pra vida toda, cheios de cumplicidade, compreensão e carinho. Outros se transformam em lembranças, doces recordações, cheios de saudades. Alguns se tornam dores, arrependimentos por confissões e declarações feitas e remorsos por declarações não feitas.

Os meus, os trago todos comigo; numa espécie de escaninho da alma, como diria o poeta, em que lanço mão quando quero recordar. Meus amores me fazem hoje ser o que sou. Sem eles não teria aprendido. Entre amores vividos, amores sonhados, amores imaginados, fantasiados, todos são parte da bagagem que levo em meu peito e não pesa. Alguns sofrem com “amores” que quase os destruíram. Eu sinto que meus amores me constroem, me melhoram e sorrio.

Aos meus amores de sempre, posso dizer:  os amo a todos. Não tão intensamente como antes, é verdade. Mas amo. São as sementes transformadas de trigo em pão. Afinal, quem poderá fazer aquele (ou esses) amor (es) morrer (em)?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s